É mesmo um difícil trabalho agradar a todos, ainda mais quando o assunto é música. Diria até que essa é uma tarefa impossível. Porém, ao observar a lista que elencou os 1001 discos para se ouvir antes de morrer, algumas bizarrices foram inclusas; dignas de boas risadas (para não cair no choro).
Cabe lembrar que o questionamento sobre alguns álbuns não é preconceito por parte uma amante do bom e velho rock’n’roll; mas sim pela vontade de descobrir qual o motivo da entrada desses discos nessa lista (lembre-se) elaborada por críticos renomados.
São poucos os que merecem esse estranhamento, mas separei três (bem especiais) que é de fazer qualquer apreciador de música, rever seus conceitos. O primeiro é o “Back to Basic”, da Christina Aguilera, lançado em 2006. Mesmo com sua notável voz, o projeto de sucessão de Madonna, apresenta um álbum divertido. E só. Se alguns sussurros e letras do tipo “continuo indecente por dentro” (faixa Still Dirty), é necessário para ocupar uma posição na lista, bem…preciso me atualizar.
Passemos para o segundo choque: “Survivor”, do trio Destiny’s Child, lançado em 2001. O grupo feminino que se lançou no ritmo das Spice Girls, porém em uma versão mais podre, traz aquela ideia de que a música e a letra são apenas um complemento para um rostinho bonito e um bom rebolado.
Para encerrar com chave de ouro, uma das artistas que eu diria ser a mais bizarra entre os 1001: Britney Spears, com o álbum “…Baby one more time”, do ano de 1999. Com a voz e o jeito enjoadinho e uma música extremamente de péssimo gosto, a “boa moça” traz 11 faixas (conturbadas) de baladas de amor e melodias maçantes.
E aí está: nem tudo pode ser perfeito! Nas inúmeras noites não dormidas em busca de resposta para o motivo que álbuns como esses entraram no livro, algumas alternativas foram encontradas. É preciso lembrar que o livro se baseia em discos que trouxeram alguma ação significativa no mercado fonográfico, e com isso, é inegável que Britney Spears fez uma geração de menininhas dançarem e cantarem com seus hits.
Ok, Ok, talvez esses discos até mereçam ocupar uma posição entre os 1001, mas seria uma falta (grave) não dar umas alfinetadas sobre esses seres bizarros que também conquistaram seu lugar.
Britney Spears também ocupa uma posição entre os 1001 (acreditem!!!)
Pati Oliveira
No comments:
Post a Comment